Se você não consegue dormir bem, saiba que você não está sozinho. A insônia é um distúrbio que afeta milhões de pessoas e pode ser causada por ansiedade, casos clínicos, fatores ambientais, hábitos prejudiciais e mais.
Para ajudar você a ter um descanso reparador, preparamos este conteúdo com as informações essenciais sobre o que é insônia e como lidar com ela. Entenda os sintomas e tratamentos mais comuns para melhorar as suas noites de sono. Afinal, o descanso reparador impacta diretamente a sua energia e humor durante o dia. Tenha uma boa leitura!
Afinal, o que é a insônia?
Segundo a Academia Brasileira de Neurologia, a insônia é um distúrbio do sono que atinge muitos brasileiros. Ela se manifesta como dificuldade para adormecer, manter o sono ou alcançar uma noite de descanso reparador. Suas causas variam de pessoa para pessoa e podem incluir fatores como estresse, depressão e condições de saúde. Esse distúrbio pode ser dividido em:
-
Insônia aguda ou insônia de ajuste: esse tipo é de curta duração e pode ser causada por eventos pontuais, como mudança de rotina, reuniões, viagens marcadas e mais, e pode durar até semanas;
-
Insônia crônica: caracteriza-se por mais de três semanas. As causas mais comuns são hábitos de sono inadequados, transtornos psiquiátricos e mais.
Conheça nove opções de remédios naturais para tratar a insônia e considere incorporá-los à sua rotina caso indicado por um profissional de saúde.
Quais são os sintomas da insônia?
A insônia vai além da simples dificuldade para dormir, mesmo em condições adequadas para o descanso. Confira alguns dos sintomas mais comuns:
-
Acordar várias vezes durante a noite;
-
Ter dificuldades em pegar no sono, inclusive após acordar a noite;
-
Fadiga e cansaço excessivo;
-
Ronco;
-
Irritabilidade e ansiedade;
-
Sonolência durante o dia;
-
Dores de cabeça;
-
Alterações de humor;
-
Dificuldades de concentração, aprendizado e memória.
Como mencionado anteriormente, os sintomas da insônia prejudicam as suas atividades diárias. Por isso, confira 14 dicas para aprimorar a qualidade do sono.
Quais são as causas da insônia?
Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que causa insônia, elas podem ser classificadas como:
1. Hábitos inadequados
Os hábitos diários desempenham um papel fundamental na qualidade do sono. Para evitar dificuldades, é recomendável reduzir o consumo de cafeína no final da tarde e à noite. O uso excessivo de telas, como celular, tablet e televisão antes de dormir, também pode prejudicar o descanso. Além disso, manter horários irregulares para dormir e acordar pode desregular o relógio biológico, aumentando o risco de insônia.
2. Causas médicas
O sono pode ser afetado pelo consumo de substâncias como cafeína e nicotina, pelo uso de determinados medicamentos prescritos e por algumas condições médicas, da apneia do sono e abstinência de álcool a doenças agudas, como distúrbios cardiovasculares.
3. Fatores ambientais
A qualidade do sono pode ser impactada pelo ambiente em que você dorme. Temperatura inadequada, ruídos excessivos, iluminação desconfortável e até elementos como tapetes e cortinas, que podem desencadear rinites e problemas respiratórios, podem dificultar um descanso adequado.
4. Fatores psicológicos
Algumas condições psicológicas, como depressão, hipomania, estresse, ansiedade, preocupações e traumas, podem contribuir para a insônia. O acompanhamento médico e um tratamento adequado, incluindo, se necessário, o uso de suplementos de melatonina, podem ajudar a melhorar a qualidade do sono.
Como diagnosticar a insônia?
Agora que você já sabe o que é insônia e as causas mais comuns, saiba que o diagnóstico clínico deve ser realizado por um profissional de saúde. Para isso, o profissional avalia:
-
Histórico de sono: o médico vai analisar o seu histórico do sono, horários de dormir e acordar, a qualidade do descanso, uso de todos os medicamentos e mais;
-
Exame físico: será analisado problemas respiratórios, distúrbios hormonais, doenças crônicas e outras possíveis causas;
-
Diário do sono: pode ser preciso que você faça um diário para registrar toda a sua rotina de sono, horários, qualidade e outros fatores que podem afetar o seu descanso;
-
Exame de polissonografia: ele monitora diversas funções corporais durante o sono, como atividade muscular, ritmo cardíaco, ondas cerebrais e movimentos oculares;
-
Outros exames: o médico poderá solicitar outros tipos de exames para identificar causas subjacentes, como exame de imagem ou de sangue.
Para reduzir os sintomas da ansiedade e melhorar a qualidade do sono, conheça os benefícios da Ashwagandha. Essa planta auxilia no bem-estar, mas é preciso acompanhamento médico para evitar os efeitos colaterais.
Como tratar a insônia?
Os tratamentos variam conforme as causas, os sintomas e a gravidade da insônia. Após o diagnóstico, o médico pode indicar alguns dos tratamentos a seguir:
-
Terapia com um profissional qualificado;
-
Medicamentos e suplementos naturais;
-
Técnicas de relaxamento, como ioga e meditação;
-
Inclusão da higiene do sono na sua rotina.
Para aprimorar a qualidade e garantir um descanso mais reparador, considere as opções de suplementos para o sono da Always Fit Suplementos. Os produtos utilizam ingredientes de alta qualidade e fórmulas desenvolvidas por especialistas para oferecer suplementos eficientes.
Continue aqui no blog da Always Fit e aproveite para saber qual o melhor horário para tomar magnésio e otimizar os benefícios. Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira compartilhar suas experiências relacionadas à insônia, deixe seu comentário a seguir. Até breve!
Referências
Distúrbios do sono. Biblioteca Virtual de Saúde - Ministério da Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/disturbios-do-sono/. Acesso em: 05 fev. 2025.
